Frete 50% OFF para todo brasil
Compras acima de 499,00 frete grátis

Vantagens da Nutrição Funcional: Confira!

alimentacao-saudavel-diversificada-1400x764

Qual a diferença entre nutrição funcional e alimentos funcionais?

Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatoide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.

Quais são os pilares da nutrição funcional?

Nutrição Clínica Funcional possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva e as interconexões em teia de processos bioquímicos que engloba: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estresse oxidativo, a ecologia gastrintestinal, a destoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.

Quais os benefícios vantagens da nutrição funcional ?

A partir dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, a nutrição funcional faz a análise das possíveis carências ou excesso de nutrientes no organismo e busca o reequilíbrio através da alimentação, suplementos vitamínicos e probióticos. A nutrição funcional não se preocupa em contar calorias, e sim com que o paciente esteja ingerindo alimentos de qualidade, buscando promover uma harmonia no funcionamento do organismo, com a ingestão de alimentos considerados protetores, como os antioxidantes, que tem a função de promover o funcionamento adequado do nosso organismo e a recuperação e/ou manutenção das funções vitais. Desta maneira, as pessoas realmente serão saudáveis e felizes, não apresentando depressão, enxaqueca, TPM, queda de cabelo, hiperatividade, constipação e olheira.

Assim, é possível agregar suplementação para complementar terapia nutricional de forma individualizada. Esses dores, que regulam a vida de novo, que devolvem ao suplementos podem ser encontrados também na forma de biorregulaorganismo a biorreceptividade, assim como a biodisponibilidade, com um toque quântico, como o que podemos encontrar nos produtos DNS e também na combinação de produtos manipulados para acertar em cheio em excelentes resultados nestes pacientes.

A prática da biorregulação através de alimentos e suplementos alimentares quânticos:

A família dos OMEGAS por exemplo podem ser encontradas nos peixes SARDINHA, SALMÃO, ATUM, ANCHOVA, TRUTA E ARENQUE cujo benefício: Redução do colesterol ruim (LDL) e ação anti-inflamatória.

O ácido linoleico, que estimula o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e reduz o risco de doença cardiovascular.

ÓLEOS DE LINHAÇA, SOJA, NOZES, AMÊNDOAS, CASTANHAS E AZEITE DE OLIVA.

Costumamos também complementar, com Vitis Vinífera da folha da Uva, para melhorar a função vascular, bem como o CuAuAg para melhorar a imunidade e na ação anti-inflamatória.

Na prevenção formação de ateromas (placas de gordura que se formam nos vasos sanguíneos), e também tem ação anticancerígena, imunológica e hipotensora (reduz pressão arterial), geralmente recomendamos Azeite de Oliva, Óleo de canola, Abacate e frutos secos como CASTANHAS, NOZES, AMÊNDOAS. Neste caso um bom biorregulador é o MnCo.

Já no CHÁ VERDE, CEREJAS, AMORAS, FRAMBOESAS, UVA ROXA, MIRTILO E VINHO TINTO, que possuem: Catequinas Resveratrol,  estes podem prevenir certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imune, além de obterem ação antioxidante, diminuição do risco de câncer de esôfago e gástrico. Além disso podemos citar Unha de Gato, Óleo de Figado de Tubarão (Squalene) e o Guard Cell.

E por falar em Câncer, temos um excelente ativo, que é o Licopeno, extraído do TOMATE E DERIVADOS (MOLHO DE TOMATE, SUCO DE TOMATE), GOIABA VERMELHA, PIMENTÃO VERMELHO E MELANCIA (FRUTAS AVERMELHADAS). Ele possui Ação antioxidante, redução dos níveis de colesterol, e possível prevenção do risco de certos tipos de câncer, principalmente o de próstata.

Geralmente nas recomendações alimentares que fazemos, sempre incluímos FOLHAS VERDES EM GERAL (ESPINAFRE, COUVE, MOSTARDA) E MILHO, ricas em Luteína e Zeaxantina cujo benefício é a Ação antioxidante, proteção contra degeneração macular (40%) (alterações na visão) e catarata (19%). Podemos ainda complementar com o Fator H Olho, que possui a frequência quântica de Luteína, e potencializa ainda mais a ação dos alimentos citados em nosso corpo.

Para uma Ação hipotensiva (reduz a pressão arterial), Podemos usar o Magnésio, que podemos encontrar tanto na forma ponderal como na forma catalítica (iônica). Alguns ativos iônicos como é a combinação encontrada no produto Alegrevit (Selênio, Ions de Lítio e Magnésio), também colaboram com esta ação. CENOURA, MANGA, ABÓBORA, PIMENTÃO VERMELHO E AMARELO, ACEROLA E PÊSSEGO (FRUTAS ALARANJADAS).

Além dessas frutas, vocês sabiam que se utilizarmos a salsinha e a cebolinha na alimentação também podemos melhor a pressão arterial? COUVE-FLOR, REPOLHO, BRÓCOLIS, COUVE DE BRUXELAS, RABANETE E MOSTARDA. Componente ativo: Indóis e Isotiocianatos. 

Benefício: Indutores de enzimas protetoras contra alguns tipos de câncer, principalmente o de mama. Podemos também pensar em óleo de borragem para estes benefícios e também o Guard Cell.

AVEIA, CENTEIO, CEVADA, LEGUMINOSAS (FEIJÕES, ERVILHA, LENTILHA), FRUTAS COM CASCA. 

Componente ativo: Fibras solúveis, insolúves e beta-glucana (aveia). Benefício: Podem auxiliar na redução do risco para câncer de cólon e contribuir para o bom funcionamento intestinal. Auxiliam no controle da glicemia (fibras solúveis), podem aumentar a sensação de saciedade e na diminuição dos níveis de colesterol. Contribuem para isso o Digepower (mix de aminoácidos) e o Ph Gastric. Probióticos também são indicados.