1.1 Valores Corporativos
A DNS Elementos Ativos tem a missão de desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços com alta qualidade e tecnologia, destinados ao equilíbrio físico e emocional dos seres humanos e dos animais, contribuindo para a biorregulação da saúde e bem estar destes indivíduos.
Firmando-nos em nossa ética, dedicação, sabedoria e honestidade, buscamos solidificar nossos compromissos com a pesquisa e desenvolvimento, buscando inovações e parcerias estratégicas com a visão de sermos reconhecidos até 2020 como empresa líder no mercado nacional e internacional na inovação de produtos Biorreguladores de saúde, tratando dos seres vivos de forma holística, e primando excessivamente por qualidade e satisfação de nossos clientes e colaboradores.
1.2 Produtos e tecnologia DNS
Os produtos DNS trazem uma linha de florais especiais baseadas na metodologia de Diáteses de Jacques Menetrier e de Suplementos Alimentares. Constituídos de metais, minerais, vitaminas e aminoácidos fundamentados na metodologia ortomolecular de Linus Pauling, elaboramos produtos exclusivos, que contam com alta tecnologia em todo processo de composição, como por exemplo:
- O uso de Microclustered Water ou água MRA1;
- Suplementos Alimentares líquidos para melhor absorção;
- Sabor suave e agradável;
- Alta tecnologia e qualidade;
- Frequências Vibracionais de órgãos e sistemas nos suplementos alimentares;
- Produtos em Spray, flaconetes ou copo dosador para facilitar a administração;
- Somados as melhores matérias primas existentes no mercado.
1.3 Distribuição e representação
A DNS tem como objetivo oferecer aos nossos clientes produtos da mais alta qualidade e tecnologia, entregues no prazo combinado e de acordo com as condições presentes nesta política comercial. Para que isso ocorra, é necessário o conhecimento de todas as diretrizes da empresa, bem como o comprometimento unanime entre empresa e parceiros.
Nossos Agentes deverão se relacionar com a arte de VENDER e, para isto, deverão estar constantemente preparados. No novo cenário mundial onde o foco no cliente e seus parceiros são a regra do jogo, conhecer e superar todas as suas necessidades e expectativas são fundamentais para que se mantenha a fidelidade comercial.
Fazendo deste, o grande segredo que nossos agentes de vendas deverão conhecer.
Dos requisitos para ser um agente de vendas:
- Formação acadêmica:
- Educação secundária – mínimo;
- Curso superior na área ou em administração de empresas – recomendável;
- Cursos de técnicas de vendas, marketing e/ou Relações Humanas – periodicamente;
- Leitura de revistas e/ou livros associados a excelência de atendimento e relacionamento ao cliente.
- Habilidades Necessárias:
- Habilidade de vendas e marketing;
- Habilidade de comunicação;
- Saber planejar;
- Saber gerenciar bem o seu tempo;
- Ser organizado;
- Conhecer conceitos básicos de contabilidade/financeiro;
- Saber construir relacionamentos de modo a desenvolver uma parceria.
- Conhecimentos Necessários:
- Conhecer o Cliente;
- Conhecer a concorrência;
- Conhecer o mercado;
- Conhecer o produto;
- Conhecer as políticas e procedimentos da empresa.
- Qualidades Pessoais:
- Ser amigável;
- Ser paciente;
- Ser prestativo;
- Ter autoconfiança;
- Ser auto motivado e proativo;
- Ser capaz de trabalhar sob pressão.
Dos padrões para agentes de vendas e suas atribuições básicas:
REVENDA:
- Identificação: Empresa de representação legalmente constituída, responsável pelas vendas de nossos produtos e equipamentos em uma determinada região, com Nota Fiscal própria.
- Atribuições básicas:
- Solicitar os produtos nos prazos e condições previamente negociados;
- Emitir pedido para cada compra;
- Pagar os compromissos nos prazos faturados;
- Contatar sempre que necessário para dirimir e solucionar problemas;
- Identificar e solicitar visitas da nossa empresa sempre que o cliente precisar de informações adicionais (Grandes projetos);
- Manter a boa imagem do produto projetada pelo fabricante;
- Conhecer nossos procedimentos de crédito, expedição e entrega.
REPRESENTANTE EXTERNO:
- Identificação: Profissional de vendas ou empresa de representação, responsável pelas vendas de nossos produtos e equipamentos em uma determinada região, com Notas Fiscais da DNS e atuando de forma não exclusiva.
- Atribuições básicas:
- Identificar o mercado alvo da região e efetuar programação de prospecção;
- Efetuar visitas programadas e cadastrar todos os clientes no sistema da empresa;
- Lançar todos os eventos e dados do cliente no sistema da empresa;
- Emitir Documento para recebimento de comissões (N. Fiscal, RPA);
- Honrar o compromisso que assumiu com a contratada (contrato);
- Manter a boa imagem do produto projetada pelo fabricante;
- Fazer visitas periódicas aos clientes (fidelização);
- Manter os cadastros dos clientes atualizados no sistema;
- Avisar à contratada sobre a qualidade de crédito do comprador;
- Enviar relatórios solicitados pela contratada nos prazos definidos;
- Enviar pedidos conforme procedimento e prazos definidos;
- Conhecer os procedimentos de crédito, expedição e entrega;
- Tratar reclamações e coordenar manutenção/devolução dos produtos quando houver necessidade;
- Prever tendências de mercado e desenvolver planos para atrair clientes;
- Participar de feiras e conferências quando solicitado e/ou julgar necessário.
VENDEDOR e COORDENADOR DE VENDAS INTERNO:
- Identificação: Profissional contratado pela empresa com o objetivo de servir de apoio logístico a todos os agentes de vendas, podendo executar a função de vendas quando solicitado e/ou autorizado, coordenando e prestando suporte à toda área de vendas, atuando de forma exclusiva.
- Atribuições básicas:
- Identificar o mercado alvo que irá atuar;
- Efetuar programação de prospecção (visitas, e-mail, mala direta, etc.);
- Efetuar as ações de vendas programadas e cadastrar clientes no sistema da empresa;
- Lançar todos os eventos e dados do cliente no sistema;
- Conhecer profundamente o sistema da empresa;
- Implementar e atualizar os cadastros dos nossos clientes;
- Efetuar atendimento ao cliente, visando a fidelização dos mesmos;
- Orientar e prestar suporte aos assistentes de vendas e aos representantes comerciais;
- Efetuar as propostas de vendas dentro dos parâmetros estabelecidos na Política Comercial da empresa;
- Acompanhar, preparar e compor necessidades para efetuar licitações;
- Prestar apoio aos agentes de vendas no que tange a técnicas e logística internas de venda.
Todos os agentes de vendas deverão, impreterivelmente, possuir conhecimento sobre:
- Histórico da Empresa: Quando surgiu, quem a compõe, qual sua estrutura operacional, bem como quais os produtos que ela representa e quais são seus próprios produtos.
- Técnicas de venda e Pós-venda: Como identificar clientes para prospecção; Planejamento de visitas e Relatórios de Resultado das visitas; A importância e as técnicas de fidelização.
- Técnicas para um Relacionamento Comercial duradouro: como a importância da comunicação nas vendas (Verbal e não verbal); A excelência no atendimento (Tipos de clientes/Expectativas do cliente/O modelo do agente de vendas/Relacionamento entre os diversos agentes de vendas); E o desenvolvimento dos objetivos (Como traçar objetivos/Passos para acompanhar e alcançar Objetivos/Consolidação dos objetivos).
- Reforço sistemático dos conceitos comerciais, orientados pela força de vendas da empresa.
- Programa de educação continuada à distância: Questionários, análise de mercado, etc.
2. pedido
2.1 cadastrando um novo cliente
Todos os clientes DNS deverão possuir formulário de cadastro próprio, que deverá ser emitido pelos representantes, contendo todos os dados solicitados no formulário, devendo este ser previamente entregue pelos representantes ao comercial da empresa. Os representantes devem rever o formulário enviado pelo seu cliente antes de encaminha-lo à empresa, de forma a se comprometer com qualquer tipo de erro que possa ocorrer.
Os formulários de cadastro deverão ser encaminhados ao e-mail [email protected] antes da solicitação de pedido do cliente, de forma a ser aprovado pela DNS em até 24hs, onde haverá consulta junto aos órgãos de informações e em caso de restrições serão solicitados esclarecimentos. Durante este período o pedido ficará parado não correndo o tempo vigente de entrega.
Formulário de Cadastro de Clientes disponível no item 01 dos anexos (pag 15)
2.2 tabelas de valores
A política de preços da DNS é firmada de acordo com as categorias de distribuição/revenda, profissional e cliente final. Essa politica permite à empresa definir valores diferentes de preços de acordo com o perfil de cada comprador, reservando à DNS as alterações de valores das tabelas a qualquer momento, visando adequação as necessidades de custos, qualidade e mercado. Os preços não são estáticos, podendo também sofrer alterações diversas devido a promoções, descontos para pagamentos antecipados ou a vista, entre outros.
Todo e qualquer desconto será aplicado exclusivamente pela empresa DNS no ato da formalização do pedido e seu faturamento.
As tabelas de valores devem ser solicitadas diretamente à empresa, que fornecerá a tabela de preços de acordo com a categoria do comprador identificada no cadastramento do mesmo.
2.3 Prazos dos Pedidos
É importante que os pedidos sejam realizados na totalidade e encaminhados ao setor comercial da DNS somente quando dados como fechado pelo comprador, mantendo assim a organização no processo comercial. A inclusão paralela de produtos após o envio do Formulário de pedido poderá resultar na impossibilidade de envio dos produtos adicionados posteriormente ao encaminhamento do pedido.
Os pedidos até cinquenta (50) itens enviados à DNS até às 11h30min de cada dia, terão previsão de envio no mesmo dia do recebimento, salvo motivo de força maior que será devidamente informado pela empresa ao comprador no mesmo dia do recebimento. Os pedidos encaminhados após esse horário ou com quantidade de itens superior a cinquenta (50) produtos, serão provisionados expedição no dia útil seguinte à solicitação do mesmo.
A DNS resguarda o tempo médio de envio do pedido em até 24horas após a confirmação de pagamento e faturamento do mesmo – salvo motivos de força maior que será devidamente informado pela empresa.
2.4 Modelo de pedido
No formulário de pedido deverá constar: dados do comprador, a quantidade de produto desejado, a descrição do produto, e se possível, a intenção de frete e forma de pagamento (essas duas últimas serão verificadas a possibilidade e repassadas formas de pagamento e cotações de frete disponíveis ao pedido recebido). Segue imagem do Formulário de Pedido (item 02 dos anexos):
2.5 POLÍTICAS de trocas e devoluções
Todas as ocorrências que envolvam trocas, devoluções, desistências ou cancelamentos deverão ser comunicadas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC no prazo máximo de sete (7) dias, a contar da data de entrega. As solicitações poderão ser feitas através dos telefones: 47 3366-8568 ou 47 3365-6901, do endereço de e-mail: [email protected] ou através do Skype: pedidos.dns.
A DNS isenta-se da obrigação de atender às solicitações de troca ou devolução de qualquer produto devolvido sem a devida comunicação prévia, fora do prazo ou com ausência de produtos/acessórios que o acompanham.
Caso um produto adquirido pelo cliente do revendedor após o período de 7 ou 30 dias, apresente algum tipo de falha que impeça o uso do mesmo, caberá ao revendedor apontar no Formulário do Atendimento ao Consumidor (SAC) em anexo, documento comprobatório de venda, constando a data em que a mesma fora efetuada, passando então o prazo para as solicitações de trocas correr a partir da data de compra do produto.
No ato do recebimento da mercadoria, é indispensável que o cliente certifique-se das condições da mercadoria recebida, e havendo quaisquer sinais de caixas de transporte amassadas, produtos ou embalagens avariadas ou em desacordo com o pedido, deve-se recusar o recebimento na presença do entregador, registrando os eventos ocorridos por escrito, atrás da Danfe de recebimento. Esta ressalva no ato do recebimento é imprescindível para que a empresa possa tomar as devidas providencias quanto à regularização da ocorrência.
Para que a troca de um produto seja efetivada, deverão ser observadas as seguintes condições:
O produto deverá ser encaminhado na embalagem original, sem indícios de uso, sem violação do lacre original do fabricante, acompanhado do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), e no mesmo volume que foi entregue (caixa de papelão). Nas solicitações de desistência de produtos de qualquer uma das linhas DNS é imprescindível a etiqueta/lacre do produto, bem como exposição formal do motivo da troca/devolução/cancelamento.
Do prazo para resolução da ocorrência:
A DNS tem até 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da data do recebimento do produto em seu Centro de Distribuição, para verificar se a solicitação preenche os requisitos da Política de Trocas e Devoluções. Em caso afirmativo, enviará outro produto ao cliente.
No caso de produtos comprados de vendedores parceiros, o prazo de 30 (trinta) dias corridos para realizar a troca passa a contar a partir do recebimento do produto em seus Centros de Distribuição.
Após análise do Setor de Atendimento ao Cliente – SAC, julgando a DNS factível proceder à restituição do valor pago, esse será realizado utilizando a mesma forma de pagamento escolhida no processo de compras. Em compras pagas com cartão de crédito, a administradora do cartão será notificada e o estorno ocorrerá na fatura seguinte ou na posterior, de uma só vez, independendo o número de parcelas utilizado na compra. Nesse caso, o prazo de ressarcimento dependerá da administradora do cartão.
Em compras efetuadas com boleto bancário ou débito em conta, a restituição será efetuada por meio de depósito bancário no prazo de dez (10) dias úteis, sendo necessário que a conta corrente seja do titular da compra e individual. Caso o (a) comprador (a) não tenha uma conta corrente que atenda às condições citadas, será enviada, no mesmo prazo, uma Ordem de Pagamento em nome e CPF do titular da compra, esta poderá ser resgatada em qualquer agência do Banco Itaú, mediante apresentação de documento de identidade e CPF.
Toda e qualquer restituição somente será processada após o recebimento e análise do(s) produto(s) no Centro de Distribuição da DNS.
Atenção: a DNS isenta-se da obrigação de atender às solicitações de troca ou devolução de qualquer produto devolvido sem comunicação ao Setor de Atendimento ao Cliente – SAC, fora do prazo ou com ausência de itens/acessórios que o acompanham.
Insucesso da entrega:
A DNS tem o compromisso de realizar até três tentativas consecutivas de entrega, até 48 horas após a última tentativa. As entregas são feitas de segunda-feira a sexta-feira em horário comercial. Nosso transportador deixará no local, um comprovante de entrega.
Se as três tentativas resultarem em insucesso o processo é cancelado e você será notificado (a). Nesse caso, se ainda quiser que a entrega seja feita, por favor, entre em contato com nosso Setor de Atendimento ao Cliente – SAC.
3. Pagamento
3.1 Crédito
Independente de venda a vista ou parcelada, é obrigatório o preenchimento de Cadastro do Cliente, cabendo aquele que não observar este procedimento, a responsabilidade sobre os problemas futuros desta venda.
Com base nos dados do Cadastro, o Setor Financeiro deverá fazer a verificação do cliente junto ao SERASA e SPC, ou ainda solicitar negativas ao cliente, dependendo do volume a ser parcelado.
A concessão de crédito que será liberada ao cliente é de responsabilidade direta da gestão comercial e setor financeiro da DNS.
O bloqueio de crédito será automático se o cliente estiver inadimplente junto a nossa empresa. Todo bloqueio de crédito deverá ser autorizado pela Diretoria Executiva.
3.2 Formas de Pagamento
As condições de pagamento pré-estabelecidas pela direção da DNS são:
Para vendas a vista:
- A vista com desconto de 10% – pagamento na confirmação mediante depósito/transferência bancária;
- Vendas a vista com boleto bancário para 05 dias desconto de 7,5%;
- Vendas a vista com boleto bancário para 10 dias desconto de 5%;
- Vendas a vista com 50% para confirmação em até 05 dias e 50% em 30 dias, desconto de 5%. (valor mínimo R$ 600,00);
- Vendas a vista com 50% para confirmação em até 10 dias e 50% em 30 dias, desconto de 3,5%. (valor mínimo R$ 600,00).
Para vendas a prazo:
- Parcela mínima no faturamento é de R$ 300,00;
- Faturado para valores de R$ 650,00 – entrada de 20% para 10 dias e restante em 30 dias;
- Parcelamento para compra entre R$ 650,00 até R$ 1500,00 – entrada de 20% e restante em 30/60 ou 30/45/60 dias;
- Parcelamento acima de R$ 1.500,00 – entrada de 20% e restante para 30, 60,90 dias;
- Antecipação de pagamento das parcelas aplica-se desconto de 2% por mês sobre o montante das parcelas a vencer.
Para vendas no cartão de crédito:
- Parcelamento no cartão de crédito nas mesmas condições de valores acima com prazo de 30/60/90.
A DNS se reserva o direito de efetivar quaisquer alterações nas condições de pagamento, realizando prévio aviso aos compradores, visando adequação as necessidades de custos, qualidade e mercado. Os preços e condições de pagamento não são estáticos, podendo também sofrer alterações diversas devido a promoções, entre outros.
Para outras condições de pagamento não citadas nesta política, bem como toda e qualquer modificação desta, serão aplicadas exclusivamente pela gestão comercial e financeira da DNS que irá informar previamente as mesmas a todos os colaboradores.
3.3 Cobrança
A cobrança de inadimplência deverá obedecer aos seguintes critérios:
- Vencidas até 03 dias – Não cobrar / Aviso da data de vencimento;
- Vencidas de 04 até 15 dias – Iniciar processo, procurando sempre marcar uma data para que o inadimplente se comprometa com o pagamento;
- De 15 até 30 dias – Enviar carta padrão de cobrança administrativa;
- Acima de 30 dias – Encaminhar para cartório;
- Se não houver pagamento no prazo estabelecido pelo cartório, enviar para cobrança judicial.
Obs.: Estes procedimentos serão controlados pelo Coordenador Adm./Financeiro que deverá usar do bom senso e, quando achar necessário, consultará o Diretor Executivo, antes das decisões.
3.4 Comissões
Das remunerações aos agentes de vendas:
- Os percentuais de comissão acordados no contrato de representação são aplicados somente para vendas efetivadas e recebidas, não se consolidando como garantia de salário fixo aos agentes de vendas;
- Para que a remuneração seja creditada, todos os dados das vendas efetuadas devem ser repassados à empresa e devidamente lançados no sistema da mesma;
- O repasse das comissões será até o dia 15 do mês posterior à realização da venda;
- Caso na data destinada ao pagamento das comissões o representante ou distribuidor possua pendencias com a empresa, a mesma só será repassada no mês seguinte e mediante regularização dos débitos;
- Caso o cliente do revendedor/distribuidor não realize os devidos pagamentos corretamente, e esses só consigam ser regularizados com o prazo posterior a 90 dias da data de vencimento pré-estabelecida, e sem o auxilio do revendedor/distribuidor na negociação de regularização, o repasse da comissão será de 15% dos valores recebidos do débito;
- O Representante, obrigatoriamente, deverá manter relacionamento com seu cliente pelo menos uma vez a cada 60 dias, registrando cada evento (e-mail, informativos, visitas, telefonemas e etc.) e repassando tais registros à DNS, sob pena de perda de 50% da sua comissão;
- Decorrendo 90 dias sem registro de qualquer evento com seu cliente, o representante perde o direito de qualquer remuneração sobre as vendas para este cliente nesse período;
- Caso o cliente registre à empresa o não atendimento efetivo por parte do representante e/ou não esteja satisfeito com o atendimento, caberá à empresa tentativa de mediação entre ambas as partes. Permanecendo a insatisfação é preservado o direito ao cliente de escolher realizar suas compras diretamente com o setor comercial da DNS.
4. Frete
4.1 Cálculo e Formas de frete
O preço do frete e o prazo de entrega são calculados diretamente pelo setor comercial. O calculo das transportadoras é realizado com base na quantidade de volumes e suas dimensões, peso, localidade e valor de NF.
Devido a esses fatores, o valor do frete será sempre variável de acordo com as características singulares de cada pedido.
O frete poderá ser CIF ou FOB, onde CIF (Cost, Insurance and Freight = custo, seguro e frete) designa a responsabilidade da empresa pelos custos e entrega da mercadoria, e FOB (Free on Board = livre a bordo), a responsabilidade pelos custos da entrega fica a cargo do cliente/destinatário.
4.2 Do frete Grátis
A DNS contempla FRETE GRÁTIS para pedidos com solicitações acima de setenta e cinco (75) produtos, para todas as regiões do Brasil.
4.3 PRAZOS de Entrega
O prazo para entrega de todos os pedidos será estimado de acordo com a política de prazos de nossos parceiros logísticos, podendo sofrer alterações sem aviso prévio. A DNS se compromete a fazer o máximo dentro de nossos poderes para respeitar os compromissos assumidos com nossos clientes.
Para que a entrega seja realizada dentro do prazo, é também muito importante que o endereço de entrega esteja correto e completo, e que tenha alguém munido de documento para recebimento em horário comercial.
Em caso de devolução do produto, feita a devida comunicação com a empresa dentro do prazo de sete dias do recebimento do produto, o valor do frete de retorno do produto para a DNS será de responsabilidade do cliente, sendo que o novo envio ao cliente fica por conta da DNS. Para isso, é imprescindível o cliente entrar em contato conosco via telefone, Skype ou e-mail e solicitar a autorização de troca ou devolução.
FORMULÁRIO DE CADASTRO DE CLIENTE
Pessoa Física ( ) Pessoa Jurídica ( )
Nome/Razão Social: Data de Nascimento: | Data de Nascimento: | |||
CNPJ/CPF: | RG/IE: | |||
Ramo de atividade: | Nº de registro profissional (se houver): | |||
Endereço: | Nº | |||
Complemento: | Bairro: | |||
Cidade: | UF: | CEP: | ||
Telefone Comercial: | Telefone Celular: | |||
E-mail: | Nome Contato: | |||
USO DA EMPRESA
Nome do Representante: |
Observações: |
FORMULÁRIO DE SAC