Frete 50% OFF para todo brasil
Compras acima de 499,00 frete grátis

Saúde da Mulher

Attractive confident mature Caucasian female doctor holding red apple and green broccoli as part of healthy diet to reduce risk of some chronic diseases. Food, nutrition and health concept

Nutrientes essenciais para Saúde da Mulher

Quando se trata de Mulher, o assunto Nutrição fica mais sério. Em cada uma das fases da vida de uma mulher devemos nos atentar a alguns nutrientes específicos.

  1. Durante a Puberdade

Recomenda-se uma atenção maior para o Ferro e Cálcio.

O Ferro é um nutriente que nós mulheres temos que consumir de forma adequada em todas as etapas da vida, e na Puberdade tem-se o papel no crescimento da adolescente. O ferro é essencial para a expansão do volume sanguíneo e da massa muscular que ocorre nesse período.

À medida que as mulheres envelhecem, é natural o enfraquecimento dos ossos, aumentando os riscos de doenças como a osteoporose, por exemplo. O cuidado, desde a adolescência, com o fortalecimento da estrutura óssea é essencial para evitar problemas futuros ingerindo de forma adequada o cálcio.

  • Durante a Gravidez e Maternidade

Nesse período precisamos pensar na nutrição tanto da mãe, como no desenvolvimento do bebê, com isso a atenção deve ser redobrada. Os nutrientes mais importantes para esse momento são:

Ácido Fólico ou Vitamina B9 é indispensável para reduzir os riscos de defeitos congênitos do cérebro e da medula espinhal do bebê. Sendo indicado fazer uma suplementação antes mesmo de engravidar.

Proteína se faz necessária para o crescimento do bebê e na produção de leite, este macronutriente tem sua demanda aumentada durante a gestação e lactação.

Cálcio e Vitamina D, essenciais para ossos e dentes fortes. O cálcio também mantém o sistema circulatório, músculos e nervos funcionando normalmente. E a vitamina D auxilia da absorção do mesmo.

  • Durante a Menopausa

Nesta fase da vida, os ossos começam a enfraquecer, obter a quantidade de cálcio suficiente e praticar exercícios é fundamental para diminuir a perda óssea. Aumentar a quantidade de cálcio, além da vitamina D. Crie o hábito de tomar sol.

As fibras ajudam a reduzir o risco de todos os tipos de condições de saúde, incluindo colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo câncer. O funcionamento adequado do intestino é fundamental para manter a absorção adequada dos nutrientes.

A vitamina B6 ajuda o corpo a manter um sistema nervoso saudável, fornecendo energia dos alimentos que comemos, memória, gasto energético e fluxo sanguíneo.

  1. De uma maneira geral

Magnésio ameniza cólicas menstruais e TPM

Zinco melhora a questão do desejo sexual

Vitamina B9 atua diretamente no combate e diminuição da ansiedade

Vitamina B6 auxilia na manutenção e ganho de massa magra

Vitamina E auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, e prevenção de doenças como Câncer e Alzheimer.

Fontes alimentares:

Ferro: todos os tipos de carnes, gema de ovo, feijão, leguminosas, nozes, espinafre, brócolis, couve, semente de abóbora e girassol

Cálcio: leite e derivados, semente de linhaça, nozes, amendoim, uva passa, brócolis, acelga

Magnésio: abacate, oleaginosas, leguminosas, peixes, semente de abóbora

Zinco: amendoim, carne vermelha, castanhas, feijão, grão de bico, frango, gema de ovo, semente de linhaça e abóbora

Vitamina D: tomar sol, peixes oleosos, fígado, gema de ovo

Vitamina B6: leite e derivado, salmão, atum, ovos, carne vermelha, cenoura, espinafre, batata doce, ervilha, banana, grão de bico, abacate

Vitamina B9: feijão, soja, beterraba, quiabo, fígado, castanhas, couve, semente de girassol, rúcula

Vitamina E: óleos vegetais, castanhas, mamão, abacate, manga, abóbora.