O mês de novembro é anualmente marcado pela campanha mundial contra o câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam homens em todo o mundo. Previna-se!
Prevenir-se não é vergonha!
Câncer de Próstata:
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homem, após os tumores de pele. A próstata é uma gângula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, sua principal função é a produção do esperma. Os tumores são multicausais, ou seja, podem surgir devido uma ou demais causas, como causas fenéticas, hábitos de vida, alimentação, região geográfica, entre outras.
Diagnóstico precoce:
Os homens a partir de 45 anos, com fatores de risco; ou dos 50 anos, sem fatores de risco, devem ir ao urologista anualmente para fazer os exames de avaliação da gângula, como o enxame de toque e/ou o exame sanguíneo de PSA -antígeno prostático específico. As chances de cura são de quase 90% quando o câncer é diagnosticado precocemente.
Por que fazer o exame de toque?
Carca de 20% dos casos não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA). O exame de toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, sendo o método mais precioso para a identificação de nódulos suspeitos. Portanto, o exame sanguíneo é complementar ao exame retal na busca de um diagnóstico precoce.
Fatores de Risco:
- Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos )
- Etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer)
- Obesidade
- Alimentação inadequada
- Sedentarismo
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.
Os principais sintomas são:
- Vontade constante de urinar
- Dores ao urinar
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen
- Dores ósseas
O QUE O HOMEM PODE FAZER PARA SE CUIDAR?
É fundamental fazer os exames de prevenção anualmente. Aliado à prevenção, é essencial ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, manter-se dentro do peso ideal, não se exceder no consumo de álcool e não fumar. Os suplementos alimentares podem ajudar para uma melhor alimentação, consequentemente qualidade de vida e bem estar.