Frete 50% OFF para todo brasil
Compras acima de 499,00 frete grátis

Como melhorar a sua cicatrização

Como-melhorar-a-sua-cicatrização

A cicatrização é o processo que nosso corpo passa para substituir um tecido lesionado por um tecido novo e é fundamental em diversos momentos, desde a recuperação de um joelho ralado até a etapa final de uma grande cirurgia. Nem todas as pessoas tem uma boa cicatrização e isso também pode estar relacionado com a saúde. Mas saiba que é possível mudar esse panorama! Veja como melhorar a sua cicatrização e passar pela cicatrização tranquilamente.

Razões de uma má cicatrização da pele

Talvez você já tenha percebido como o seu corpo se comporta em relação à recuperação tecidual. Cada organismo é único, portanto, cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente. É por isso que o mesmo tipo de cirurgia pode gerar diferentes reações. A operação de siso é um bom exemplo, afinal algumas pessoas se recuperam perfeitamente em 3 dias, enquanto outras passam por um longo processo de mais de 10 dias que inclui hematomas pelo rosto e muitas dores. Nesse caso, o item determinante é a genética.

Entretanto, o fator genético não é a única causa para uma má cicatrização da pele, existem outras razões envolvidas. A idade influencia bastante, basta perceber como as crianças costumam recuperar o tecido em poucos dias enquanto um idoso passa por um processo bem mais longo. A presença de doenças como diabetes ou câncer também causam uma cicatrização mais lenta, pois diminuem determinados elementos que são importantes para que o processo tenha sucesso.

má alimentação

Além disso, existem razões de uma má cicatrização da pele que são ainda mais específicas, especialmente relacionadas às cirurgias, como o tipo de tecido que foi lesionado, a ocorrência de hemorragia, tensão na ferida (como pessoas que operam a região do estômago e sofrem com vômitos) e até infecções locais. Dessa forma, a cicatrização pode acabar sendo mais lenta e exigir um cuidado extra do paciente.

Porém, uma das razões de uma má cicatrização da pele que nem sempre é lembrada ou levada em consideração pelas pessoas é o aspecto nutricional. A verdade é que pessoas que não são bem nutridas tem mais dificuldade para formar a cicatriz por não contar com certas vitaminas, proteínas e metais que são importantes. E se você está prestes a passar por uma cirurgia, pode começar a cuidar de sua alimentação desde já para ter um resultado melhor.

Alimentos que podem ajudar na cicatrização

Você já ouviu a famosa frase que diz que a saúde vem de dentro? Isso inclui também aquilo que consumimos em matéria de alimentação. A verdade é que algumas substâncias são encontradas facilmente nos alimentos e elas são capazes de ajudar a reconstruir um tecido lesionado, seja lesão causada de forma natural (como num acidente), ou por meio de uma cirurgia. Se você quer acelerar a cicatrização, precisa conhecer esses alimentos poderosos que vão te deixar mais saudável e com o tecido renovado rapidamente.

Para começar, abuse dos alimentos ricos em proteínas, que ajudam a formar o tecido que vai fechar a ferida. São exemplos a carne magra, ovo, peixe, gelatina e leite. Depois, conte com alimentos com Ômega 3, como salmão, atum, chia, pois eles servem para reduzir a inflação do corpo. Alimentos ricos em Vitamina K também são interessantes, já que eles ajudam na coagulação, parando a hemorragia. São eles brócolis, aspargo ou espinafre.

omega 3

Você pode ainda incluir frutas cicatrizantes no cardápio, como laranja, morango, abacaxi ou kiwi, que são importantes fontes do colágeno, substância útil para que a pele a fique mais firme. Ferro também é um elemento importante, encontrado em fígado, gema de ovo, grão-de-bico e lentilha, pois ajudam a manter as células do sangue sempre saudáveis. Para finalizar, o paciente pode contar ainda com Vitamina E e A, encontradas respectivamente em sementes de girassol, avelã, amendoim, cenoura, tomate, manga e beterraba, pois ambas ajudam na qualidade da pele formada e evitam inflamações.

Se caprichar no cardápio for uma dificuldade para você, então uma boa solução é contar com o uso e complexos vitamínicos. Existem várias opções de uso tópico, que ajudam na parte externa da cicatrização, ou seja, o paciente aplica em cima da pele lesionada e a absorção dos elementos fará com que o tecido se recupere com mais rapidez.

Há também os suplementos minerais de ingestão, como o Manganês, que tem propriedade antioxidante, é capaz de metabolizar os carboidratos e ampliar a absorção de vitaminas. Inclusive, nada impede que o paciente utilize em conjunto o complemente mineral e o gel para cicatrização como complemento de uma alimentação equilibrada e cheia de nutrientes. Na verdade, essa é a opção mais acertada para quem busca como melhorar a sua cicatrização.

O que NÃO fazer para ter uma boa cicatrização

Assim como alguns alimentos são positivos para a cicatrização, outros podem ser prejudiciais e atrapalhar esse processo importante. De forma geral, são alimentos que contam com açúcar e gordura industrializada, elementos capazes de aumentar a inflamação no organismo e até mesmo dificultar a circulação do sangue. E é justamente o sangue que leva os nutrientes para os tecidos, além de fazer o processo de oxigenação, ou seja, prejudicar sua circulação não é uma boa ideia.

No período de cicatrização exclua da sua dieta os seguintes alimentos: açúcar em pó, mel, refrigerante, balas, chocolate, sorvete, bolachas, achocolatado, carnes gordurosas, carne de porco, salsicha, linguiça, bacon. Sim, a gente sabe que esses são alimentos deliciosos para a maioria das pessoas, mas é possível dar um tempo até que seu tecido esteja totalmente recuperado.

Boa cicatrização de tecido

Após uma cirurgia ou um acidente, ninguém quer ficar debilitado por semanas, certo? Por isso, é importante contar com todos os recursos possíveis para que seu tecido cicatrize com rapidez e qualidade. Lembre-se de levar em consideração os fatores que podem prejudicar sua recuperação, e compensar por meio de outros elementos, como a alimentação saudável e a reposição de vitaminas e minerais. Assim, você estará com seu tecido completamente recuperado dentro do menor prazo possível, pronto para aproveitar a vida com seus amigos e sua família.