Uma queixa comum entre as pessoas é a falta de disposição para as tarefas diárias. A fadiga pode surgir em diferentes intensidades, desde uma crescente falta de ânimo para realizar suas funções, até a sensação de exaustão muscular. A boa notícia é que é possível reverter esse quadro! Com essas 5 dicas para ter mais energia e disposição você vai fazer com que o cansaço passe bem longe da sua vida!
Como a falta de energia surge na rotina
A maior parte das pessoas sentem um cansaço maior não porque são portadoras de alguma doença que as deixam debilitadas, mas sim pelo seu estilo de vida. Elementos como insônia, alimentação irregular, falta de rotina e estresse são alguns dos principais causadores da falta de disposição.
Assim, geralmente apresentamos quadros de cansaço de forma crescente, fazendo com que dia após dia a sensação seja de ainda mais desânimo. É claro que situações extremas merecem que você consulte um médio. A falta de vontade de levantar da cama e até realizar tarefas básicas como tomar um banho podem estar relacionadas à depressão, por isso, atenção! Mas, se você nota que seu cansaço tem a ver com a rotina que você tem atualmente, pode usar nossas 5 dicas para ter mais energia e disposição.
1. Exercícios físicos
Muita gente tem a visão de que só faz exercício físico quem é atleta, quem quer emagrecer ou quem tem tempo sobrando. Arrumar um espaço na agenda pode ser complicado, mas realizar uma atividade física diária, nem que seja por 15 minutos, contribui para aumentar a disposição. E existe uma razão científica para isso: ao praticarmos um esporte ou movimentarmos o corpo, produzimos uma série de hormônios, entre eles a endorfina, que dá mais ânimo e a sensação de satisfação.
Estudos recentes da Universidade da Georgia mostraram que mesmo atividades curtas, de cerca de 10 minutos, ajudam as pessoas a se sentirem com mais vigor. Isso significa que você não precisa sequer sair de casa para se movimentar: dançar, caminhar pelas escadas ou utilizar um aplicativo de ginástica já são suficientes.
Geralmente, o cansaço nos dá a sensação de que não temos forças para fazer uma atividade física, mas a verdade é que exercícios frequentes ajudam a diminuir a indisposição à longo prazo. Ou seja, nada de usar a fadiga como desculpa!
2. Uma boa nutrição
Você já ouviu falar em fome oculta? Esse é o termo utilizado para desnutrição celular. A célula necessita de vários elementos para funcionar bem e entregar nossa performance em nível máximo. A falta de nutrientes, minerais, vitaminas e ácidos graxos resultam na fome oculta. Assim, você pode parecer saudável por fora, mas não estar com a saúde em dia por dentro.
Um exame laboratorial específico pode te ajudar a descobrir se tudo está correndo bem com suas células. Além disso, é possível utilizar suplementos vitamínicos e aminoácidos que fornecem os nutrientes necessários para nosso organismo e evitam o cansaço, fadiga psicológica e esgotamento mental e físico. Um bom suplemento, composto de energético geral, revitpower e energypower pode fazer toda a diferença para ter mais energia e disposição.
3. Horários regulares
Nosso corpo é facilmente adaptável, incluindo o quesito horários. Ter uma rotina bem estabelecida ajuda o corpo a fornecer a energia necessária para cada momento do dia, assim como desacelerar para um descanso adequado conforme a noite se aproxima.
Tente criar uma rotina de horários, incluindo uma para o sono, que começa antes de ir dormir. As luzes do computador, celular e televisão são prejudiciais para nosso corpo. O cérebro entende que essa luminosidade deve mantê-lo acordado, e assim, o sono demora ainda mais para aparecer. Por isso, estabeleça um horário fixo para ir dormir e desligue seus equipamentos alguns minutos antes, dando espaço para atividades relaxantes, como ler um livro ou fazer um artesanato. Lembre-se que dormir bem faz toda a diferença para um dia mais disposto.
4. Alimentação e hidratação
Outra forma de conseguir nutrientes para as células e para o bom funcionamento do corpo é na alimentação. Todo mundo sabe que um hambúrguer com batata frita parece muito mais gostoso do que um prato de salada e frango grelhado, mas a segunda opção é aquela que realmente vai te dar mais disposição e energia.
Por isso, tente manter uma dieta equilibrada, com frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, que fornecem vitaminas e proteínas para o seu corpo. Por mais que os pratos de fast food sejam deliciosos, eles são pobres em nutrientes e exigem um esforço a mais do estômago para serem digeridos, o que também vai drenar sua energia.
Outro ponto importante: não deixe de tomar água ao longo do dia. É comum que a gente se esqueça de se hidratar, especialmente no trabalho. A desidratação causa fadiga e sonolência durante as atividades diárias, e você não precisa ficar dias sem ingerir líquido para ter uma desidratação. Vale até deixar uma garrafinha de água sempre cheia ao seu lado para ter mais praticidade.
5. Diminua o ritmo
Há quanto tempo você não faz algo que gosta e que realmente te deixa relaxado? Pode ser a leitura de um livro, apreciar um bom vinho ou apenas estar com a família. Com as rotinas agitadas, é comum aumentarmos o ritmo de produção e deixar de lado pequenos prazeres que nos fazem bem.
Tente diminuir o ritmo e oportunizar que esses momentos aconteçam em sua semana, especialmente no final do dia. O recomendável é realizar atividades que relaxem a mente e o corpo, como alongamento e meditação, no período da noite para ter um sono melhor. Vale a pena experimentar!
Dias mais dispostos
Quando pensamos em mudar de hábito, muitas vezes só visualizamos os obstáculos ao longo do caminho, não o impacto positivo que isso pode causar. Ao reelaborar sua rotina, com alimentação saudável, exercícios físicos e períodos de descanso, certamente sua energia e disposição serão capazes de retornar ao estado normal.
Você não precisa fazer todas essas 5 dicas para ter mais energia e disposição de uma só vez! Comece com uma atividade por semana, e em pouco mais de um mês, você será capaz de ver grandes mudanças na sua disposição acontecendo.