Frete 50% OFF para todo brasil
Compras acima de 499,00 frete grátis

O que fazer antes e depois da atividade física

O-que-fazer-antes-e-depois-da-atividade-física-dns-elementos-ativos-1200x800

Quando falamos de uma vida longa e saudável uma das recomendações constantes é a prática de exercícios. Não à toa, a própria Organização Mundial da Saúde orienta que 150 minutos semanais de atividade leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) é suficiente para manter todo o corpo funcionando bem, livre de doenças crônicas. Mas você sabe o que fazer antes e depois da atividade física?

A verdade é que não basta apenas colocar um tênis e uma roupa de ginástica para começar a prática. O ideal é tomar alguns cuidados antes e depois para que o organismo não seja comprometido, seja por falta de hidratação, alongamento feito de forma incorreta ou por não receber os nutrientes necessários ao final do treino.

5 coisas para fazer ANTES da atividade física

Para ter mais energia durante todo o treino tomar alguns cuidados básicos pode fazer uma grande diferença não só no seu rendimento, mas na recuperação dos músculos nos dias subsequentes à prática.

Alimente-se meia hora antes de começar a treinar

Muita gente opta por treinar em jejum e isso não é um problema para aqueles que já tem uma certa rotina de exercícios físicos. Para quem está começando agora, praticar atividades de “barriga vazia” pode gerar tonturas e desmaios, especialmente após longas horas sem alimentação, como acontece após o sono da noite. Uma dica é fazer uma refeição saudável, com frutas e fibras, meia hora antes de começar o treino.

Hidrate-se

Tão importante quanto estar bem alimentado é estar hidratado – e essa dica vale para todos, independentemente do nível de experiência. Existem casos de pessoas que entraram em quadros de desidratação pela diminuição do líquido no corpo em uma atividade intensa. Se o treino não permite paradas para reidratação, lembre-se de tomar água (evite bebidas açucaras ou isotônicos) alguns minutos antes, garantindo que o organismo estará bem nutrido.

hidrate-se dns elementos ativos

Vitaminas e aminoácidos são importantes

Falando em corpo bem nutrido, as vitaminas e os aminoácidos também são fundamentais para que o organismo consiga atingir seu rendimento máximo nos treinos. Esses componentes podem ser encontrados nos alimentos, mas com a rotina corrida, uma boa dica é contar com suplementos prontos. Existem vários que foram desenvolvidos com foco no atleta, como o QUANTIC TRAINNIG, que age como pré-treino ao oferecer vitaminas de complexo B, aminoácidos essenciais e não essenciais, incluindo a taurina, teacrina e a palatinose.

Conforto máximo nas roupas e calçados

Cada tipo de atividade física exige roupas e calçados adequados. Os equipamentos necessários para quem vai andar de bicicleta são diferentes daqueles exigidos para treinos de musculação. Por isso, opte por peças de roupas adequadas e sapatos que realmente se enquadram ao tipo de atividade escolhida.

Hora do alongamento

Você já está alimentado, hidratado, vestindo roupas adequadas e com as vitaminas em dia: a última etapa é fazer um bom alongamento. O alongamento é importante porque prepara o corpo para o movimento que será realizado. Além disso, ajuda a evitar lesões e é capaz de melhorar a performance. A dica do alongamento vale também após o treino.

alongamento- dns elementos ativos

5 coisas para fazer DEPOIS da atividade física

Os cuidados na atividade física não acontecem somente antes e durante a prática, mas elas se estendem ao momento de finalização e descanso. Afinal, é nesse período de pós-treino que seu corpo está se recuperando para que os músculos continuem respondendo aos estímulos de forma satisfatória.

Esfrie o corpo antes de parar de treinar

Quando realizamos uma atividade física, a circulação sanguínea aumenta de intensidade. Por isso, ao invés de parar bruscamente com o seu exercício, passe para uma atividade aeróbica leve. Quando paramos de forma abrupta, o sangue pode se acumular nas veias e causar inflamações na pele, enquanto a finalização gradual faz com que o corpo consiga eliminar restos de resíduos metabólicos.

Esfrie o corpo antes de parar de treinar- dns elementos ativos

Ingerindo carboidratos e proteínas

Logo após o treino, o corpo consumiu boa parte das reservas de energia que possuía e precisa ter uma reposição. É muito importante se alimentar com algum carboidrato (de preferência saudável, como batata doce ou banana) no pós treino para que o organismo não utilize a massa muscular para repor a energia perdida. Você também pode ingerir proteínas, que ajudam na restauração das fibras musculares. O ideal é se alimentar em até uma hora depois do treino.

Evite bebidas alcoólicas e comidas gordurosas

Não é muito comum sair do treino e reabastecer as energias com cerveja ou comidas calóricas, mas se acontecer um convite de última hora para um restaurante, evite as bebidas alcoólicas e pratos gordurosos. Ambo interferem no processo de recuperação, tanto ao aumentar a produção de urina quanto ao dificultar a síntese da massa muscular.

Tire a roupa suada

Essa é uma dica importante no que diz respeito aos cuidados com a pele, que é o maior órgão do corpo humano. Após uma atividade física, é normal que as roupas fiquem úmidas de suor. Porém, se manter vestido com peças molhadas pode fazer com que apareçam brotoejas, foliculite (causada pelo atrito constante da roupa molhada com a pele) e até frieiras, micoses e candidíase. Ou seja, acabou o treino, tome um banho ou coloque uma roupa seca.

Descanso também faz parte do treino

Não é só de atividade física que o corpo precisa, mas o descanso também tem seu papel para manter a saúde em dia. Não dar o descanso necessário para o organismo pode fazer com que a sensação de falta de energia e a indisposição sejam cada vez mais presente na rotina. Dê um intervalo de pelo menos 24 horas entre um treino e outro, além de intercalar os tipos de treinos para não provocar lesões por excesso. Um profissional da área poderá dar orientações especificas para este período de pausa.

Se você seguir todas as orientações, sua única preocupação vai ser escolher uma atividade física que você realmente goste de fazer, algo extremamente importante para manter a regularidade e não desistir após algumas semanas. Depois, é só aproveitar a experiência, sabendo que você está tomando um passo importante para seu futuro e qualidade de vida.