Frete 50% OFF para todo brasil
Compras acima de 499,00 frete grátis

Como prevenir o câncer de próstata – Novembro Azul

como-prevenir-o-câncer-de-próstata-novembro-azul-DNS

Ir ao médico é um verdadeiro desafio para centenas de homens brasileiros, especialmente quando falamos de uma visita ao urologista. A desinformação, o medo e o preconceito são grandes responsáveis por essa dificuldade, e o resultado é um diagnóstico tardio nos casos de câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Saber como prevenir o câncer de próstata pode ser fundamental para estar sempre com a saúde em dia, livre de riscos.

Novembro Azul, mês de prevenção

Desde 2014, o mês de novembro tem uma cor e um significado especial: falar sobre a saúde masculina, especialmente a conscientização sobre o câncer de próstata. Esse é um tipo de tumor que afeta a glândula da próstata, localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, um canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Ainda que seja o segundo tipo de câncer mais frequente ente os homens, se a doença for detectada precocemente, as chances de cura são de 90%. Entretanto, o diagnóstico depende de exames específicos e este é um grande empecilho para a busca pelo tratamento. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens nunca foram ao urologista. Significa que mais da metade da população masculina pode ter câncer e nem saber.

Sintomas do câncer de próstata

Um dos maiores desafios para o diagnóstico precoce é que esse tipo de câncer é silencioso e assintomático no começo. Ou seja, na maioria dos casos, o corpo não dá nenhum sinal de que está desenvolvendo a doença – por isso os exames com urologistas são tão importantes!

Entretanto, é possível que o organismo envie alguns sinais de que algo não está funcionando da forma que deveria. São exemplos de sintomas a dificuldade de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina, demora em começar e terminar de urinar e a necessidade de fazer xixi várias vezes ao dia ou à noite.

O exame preventivo é a melhor forma de descobrir como está a saúde do homem. Existem dois tipos de exames que podem ser feitos para diagnosticar o câncer de próstata: o PSA e o Toque Retal. O PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína que a glândula produz. Se o nível dessa proteína estiver elevado, existe uma chance alta da incidência do câncer.

Já o exame de Toque Retal, aquele que costuma gerar mais medo entre os homens, é uma avaliação do tamanho, forma e textura da próstata feita por um médico. Com uma luva lubrificada, o médico introduz o dedo no reto para sentir a glândula. Ainda que gere desconforto psicológico, saiba que o exame é muito rápido, com duração de 10 segundos e não causa dor.

Maneiras de prevenir o câncer de próstata

Todos os homens tem chances de desenvolver câncer de próstata, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Se você tem histórico familiar, ou seja, se seu pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, há o aumento da probabilidade da ocorrência da doença, o que exige um controle da saúde maior e exames anuais antes dos 40 anos.

Além disso, inserir hábitos saudáveis em sua rotina pode ser uma importante ferramenta quando falamos de como prevenir o câncer de próstata. São pequenos cuidados diários que, à longo prazo, fazem toda a diferença. Confira a seguir:

 

Alimentação saudável

Cuide da alimentação- Novembro azul

Muita gente associa uma alimentação saudável à restrições difíceis de realizar. Na verdade, o ideal é fazer simples substituições inteligentes. Por exemplo, a carne vermelha pode ser trocada pela carne branca em boa parte da semana, além disso, você também pode substituir doces pelas frutas. Não significa que carne vermelha ou mesmo pratos gordurosos estão totalmente excluídos de sua rotina, mas a frequência precisa ser menor.

Prática de atividade física

pratique atividade física- novembro azul

Manter o organismo em movimento é imprescindível para ter todos os órgãos funcionando de forma correta. Por isso, praticar uma atividade física, seja futebol, corrida, musculação ou qualquer outro exercício, é muito importante. Esse tipo de atividade também é um grande aliado para o controle de peso e na produção de hormônios que mantém o corpo regulado, incluindo hormônios relacionados ao aspecto psicológico.

Manter o peso corporal adequado

A obesidade está relacionada com uma série de doenças, desde problemas de coração e insuficiência respiratória, até o surgimento de alguns tipos de câncer. A combinação de alimentação saudável com prática de atividades físicas é imbatível na hora de manter o peso dentro do que é adequado para o seu organismo. Se há uma dificuldade maior para controlar o peso, o ideal é procurar auxílio médico.

Não fumar

O cigarro é associado à várias doenças indesejáveis e o câncer é uma delas. Com milhares de toxinas em sua composição, cada cigarro consumido aumenta o risco de desenvolver problemas graves de saúde. Combater o fumo é fundamental para manter seu organismo em pleno funcionamento. Uma dica é procurar uma unidade de saúde do SUS, que oferece programas gratuitos de apoio ao fumante para passar pela fase de abstinência com mais tranquilidade.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Essa dica de como prevenir o câncer de próstata segue a mesma linha da alimentação: você não precisa excluir completamente o álcool da sua vida, mas beber com moderação é o ideal. Isso significa diminuir tanto a frequência quanto o tamanho das doses.

Procure um médico e mantenha os exames em dia

Procure um médico e mantenha os exames em dia- novembro azul

Nada melhor para prevenir o câncer do que saber com antecedência como anda sua saúde. Exames de sangue básicos conseguem apontar níveis de colesterol, diabetes e hormônios corporais, e assim, é possível mudar hábitos caso note que algo está desregulado. E claro, não deixe de incluir o exame de PSA e a visita ao urologista nos cuidados de saúde.

O câncer de próstata tem alta probabilidade de cura, mas você precisa fazer sua parte, seguindo hábitos de como prevenir o câncer de próstata e fazendo visitas anuais ao seu médico urologista. Com a saúde em dia a vida fica mais leve e livre de preocupações.