Alterações no humor, inchaço no corpo e dores de cabeça são apenas alguns dos sintomas apresentados mensalmente por cerca de 80% das mulheres brasileiras em idade fértil. A TPM é um verdadeiro desafio para muitas delas, que precisam ter paciência para lidar com todas essas mudanças repentinas. Mas será que tem como aliviar os sintomas da TPM? Sim, é possível passar por essa fase com mais leveza. Confira a seguir!
O que é o TPM?
Quando se trata de TPM existem muitas visões estereotipadas sobre os sintomas, que fazem com que a mulher se sinta ainda pior por estar apresentando alterações em seu estado normal. O estigma é tão grande que não é difícil uma mulher ouvir de alguém a pergunta “você está de TPM?” diante de alguma irritação feminina, mesmo quando a mulher não está nessa fase. Mas você sabe o que é TPM?
TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual. Como o nome sugere, ela costuma acontecer nos dias que antecedem a menstruação e tem relação com as flutuações de produção de hormônios, especialmente os hormônios sexuais. Normalmente, a TPM acaba no primeiro dia do ciclo, mas pode variar de organismo para organismo.
Nessa fase, os hormônios mais afetados são aqueles ligados à felicidade e bem-estar, como é o caso da serotonina e da endorfina. Por isso, a mulher tem uma tendência de ficar mais irritada, sensível e até depressiva na TPM.
Os hormônios também são os responsáveis pelas dores e inchaços sentidos por várias mulheres. Isso porque, o progesterona e o estrogênio, dois importantes hormônios sexuais, também causam efeitos corporais. Na TPM, há o aumento da progesterona e a queda do estrogênio. Enquanto a progesterona retêm líquidos, o estrogênio provoca vasodilatação. O resultado é pele inchada, vasos sanguíneos dilatados e dores de cabeça.
E mesmo para as mulheres que utilizam pílula anticoncepcional a Tensão Pré-Menstrual pode acontecer, diferente do que a crença popular diz. Quando a usuária entra nos dias de “descanso”, seja com a interrupção de ingestão ou com as pílulas inativas, existe uma queda brusca hormônios sexuais e os sintomas aparecem.
Por fim, para entender a importância da TPM e o quanto ela afeta as mulheres, basta pensar que existem mais de 200 sintomas comprovados que são relacionados com o período. Os principais são: irritabilidade frequente, inchaço nas mamas, leve depressão, insônia, sonolência, dores de cabeça, fome em excesso e cólicas.
Como aliviar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual
Já que a TPM é comum para as mulheres em idade fértil, o melhor a fazer é aplicar métodos que aliviam os sintomas. Afinal, se é para passar por essa fase todo mês, as mulheres podem tentar fazer com que a flutuação hormonal não as afete tanto. Conheça 4 técnicas para aliviar a TPM:
Pratique atividade física
Na TPM, sintomas como cansaço físico e desânimo são frequentes. Mas ainda que você não tenha muita vontade de realizar uma atividade física, é fundamental que você se esforce para colocar o corpo em movimento. O principal motivo é repor os hormônios que estão em baixa nesse período.
A endorfina, também conhecida como o hormônio da felicidade, é liberada sempre que realizamos uma prática esportiva. Ela dá sensação de prazer, ajuda a relaxar e ainda tem impacto positivo no funcionamento intestinal. Por isso, quando perceber que a TPM está dando as caras, faça alguma atividade física, especialmente as de baixa intensidade, como caminhada, ciclismo, natação ou yoga.
Repondo as vitaminas
Muitos estudos tem relacionado a irritabilidade e as crises de choro da TPM com a baixa absorção de vitaminas importantes para o organismo, como a vitamina B6, cálcio e Vitamina D. Para que seu corpo esteja sempre em pleno funcionamento, uma dica é repor as vitaminas com suplementos.
Existem várias opções no mercado, mas é importante escolher aquele que tenha efeitos positivos no alívio dos sintomas da TPM. O Suplemento SONUSS tem recebido bons feedbacks das usuárias, porque além de repor as vitaminas no corpo, é capaz de tratar a insônia e melhorar o humor.
Alimentos que ajudam (e também aqueles que atrapalham)
Assim como o suplemento vitamínico ajuda a repor itens importantes no corpo, a alimentação pode ser uma importante aliada no alívio da TPM, especialmente ao inserir itens que contam com Oligoelementos em sua composição na dieta.
Você pode ingerir alimentos como castanhas, mel, soja, damasco seco e grão-de-bico, que são capazes de aumentar a serotonina, evitando picos de tristeza e irritabilidade. Também é interessante consumir mais carne de peixe e bife de fígado nesse período, para ajudar na absorção de outras vitaminas que impactam diretamente no bem-estar.
Por outro lado, deixe de lado o chocolate ao leite na TPM e substitua pelo meio amargo. A vontade de comer chocolate tem explicação: na TPM, há uma baixa de absorção de magnésio nas células e sendo o cacau um alimento rico nesse nutriente, temos o desejo de comer o doce. Porém, o chocolate amargo tem muito mais magnésio e vai deixar o organismo equilibrado rapidamente. Além disso, evite o consumo de sal, já que o sal ajuda a reter líquidos, o que vai deixar o corpo ainda mais inchado e sensível.
Tome mais água
Tomar 2 litros de água por dia já é uma recomendação frequente, mas na TPM você pode aumentar essa quantidade. Isso porque a água, além de manter o organismo hidratado, faz com que haja uma redução do inchaço no corpo, já que você precisará ir ao banheiro com mais frequência para urinar. Você também pode incluir chás na ingestão de líquidos, mas é interessante evitar o café, já que a cafeína pode funcionar como um estimulante para alguns sintomas psicológicos, como ansiedade e estresse.
Lidando com a TPM
A Tensão Pré-Menstrual é tão frequente que dificilmente uma mulher fica imune ao longo de sua vida. Todos os dias, os hormônios estrogênio e progesterona tem níveis diferentes, por isso uma TPM não é igual a outra e sempre há mudanças no aspecto emocional feminino.
Aliviar os sintomas da TPM ou mesmo aprender a lidar com ela é fundamental para que a mulher tenha mais qualidade de vida e seja capaz de comandar suas emoções facilmente. Bateu a TPM? Siga as dicas anteriores para deixar esse período mais leve e passar por esses dias do mês sem tantos impactos.